James Bond – A História do Icônico Agente Secreto 007

Por 3681 Acessos

Muita gente não sabe, mas as aventuras do agente secreto mais famoso das telas de cinema são baseadas em uma série de livros. São quatorze, escritos pelo britânico Ian Fleming e inspiradas em suas experiências como comandante de inteligência na Marinha Real Britânica durante a Segunda Guerra Mundial  – e, também, em pessoas que ele conheceu na mesma época.

Fleming escreveu os seus livros em uma cidadezinha litorânea chamada Oracabessa, no norte da Jamaica. O autor conheceu o lugar ao ser designado para averiguar a suposta presença de submarinos alemães no Mar do Caribe. Sua casa na ilha foi batizada de Golden Eye, homenageando uma operação de inteligência naval que ele planejara durante a guerra e da qual sentia muito orgulho.

Seu protagonista, James Bond, teve seu nome copiado de um especialista em aves. Como assim né? Simples: Fleming era um entusiasta da observação de pássaros e um de seus livros era de autoria de James Bond –  o ornitólogo, e não o agente secreto. Além disso, os gostos em roupas, carros e bebidas de Bond levam muito das preferências pessoais de seu criador.

No cinema, o primeiro livro a ter sua história contada nas telas foi “007 Contra o Satânico Dr. No”, que estreou em 1962. Os filmes foram produzidos pela EON Productions, detentora dos direitos cinematográficos, e, até agora, formam um total de 24 longas. Hoje, 007 forma a quarta franquia mais lucrativa de todos os tempos, atrás apenas do Universo Marvel Cinematográfico, Harry Potter e Star Wars.

Source: Flickr

O famosíssimo James Bond já foi protagonizado por seis atores diferentes na série original. O primeiro deles foi Sean Connery, até então pouco conhecido. O primeiro filme da série foi um sucesso de bilheteria mundial, mesmo tendo um orçamento baixo, e elevou Connery ao patamar de ícone dos anos 1960. Ao todo, o ator protagonizou os filmes do agente secreto por seis vezes e é considerado um dos melhores no papel, se não o melhor.

Em 1967, Connery decidiu abandonar o personagem dando lugar a George Lazenby. O ator estrelou apenas um filme da franquia – 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade – em 1969. Em seguida, foi a vez de, novamente, Sean Connery assumir a pele do agente secreto britânico em 007 – Os Diamantes São Eternos, de 1971.

Source: Wikimedia

O próximo na lista é inglês Roger Moore, que encarnou o protagonista em 1973 com 007 Viva e Deixa Morrer. A aprovação do ator para o papel foi tanta, que, em 1974, ele estrelou 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro e, em sequência, mais cinco filmes da franquia. Moore é, até os dias de hoje, o ator que mais interpretou o agente 007, vivendo o personagem, ao todo, sete vezes.

Source: Wikimedia

Com a aposentadoria de Roger Moore, Timothy Dalton assumiu o personagem duas vezes em 007 Marcado Para a Morte, de 1987, e 007 Permissão para Matar, em 1989. Seis anos depois, é a vez de Pierce Brosnan. O ator irlandês teve sua estreia como James Bond em 007 Contra GoldenEye (1995) e chegou a dar vida ao agente secreto em mais três produções. Com ele, Bond entrou no Século XXI e a franquia, que estava em baixa no final dos anos 1980, renasceu.

Source: Wikimedia

Por fim, temos Daniel Craig, o sexto ator a interpretar o papel do agente secreto 007. Quando foi anunciado que o papel era de Craig, muitos fãs da série foram contra e chegaram até a tentar boicotar o filme. Existiam críticas sobre ele ser baixo e loiro demais para o personagem – originalmente com cabelo escuro nos romances de Fleming. Agora, doze anos depois, o ator não apenas já encarnou o personagem quatro vezes, como  ainda está confirmado para mais um filme da franquia.

Coincidentemente, o primeiro filme de Daniel como James Bond – 007 Casino Royale -, foi também a adaptação do primeiro livro escrito por Fleming publicado em 1953. No filme, Bond precisa jogar poker (no livro, baccarat) contra o vilão, Le Chiffre, para, assim, levá-lo à falência. Depois de algumas complicações, 007 ganha o jogo com a mais alta e matematicamente difícil das mãos do poker – um straight flush contra um full house -, mas a história está apenas começando.

Com várias reviravoltas, o filme se desenrolada de forma surpreendente e espetacular. Após o sucesso de sua estreia, Craig também interpretou o personagem em 007 – Quantum of Solace, 007 Operação Skyfall e, mais recentemente, 007 Contra Spectre. Em novembro de 2019, o ator fará sua despedida do personagem em “Bond 25”, vigésimo quinto filme da série e de nome a ser definido.




Deixe um comentário

*