1Q84 – Livro 2

por • 5600 Acessos

1Q84 - Livro 2 (1Q84, #2)

Minha Classificação:
1Q84 - Livro 2 (1Q84, #2) goodreads
de
Publicação: em 2013
Gênero:
ISBN: 9788579622052
Título Original: 1Q84 Book 2 [Ichi-kyū-hachi-yon]
Páginas: 376
Tradução: Lica Hashimoto
Lojas confiáveis para comprar livros:
saraivafnacculturasubmarinokindle
A compra pode render comissão ao blog.

Capa original

Ainda estamos em 1Q84, o mundo com duas luas – a normal e uma pequena, acinzentada e esverdeada que parece musgo. Coisas estranhas continuam acontecendo e agora não há como negar ou sair desse mundo paralelo porém real. Aomame ganha uma missão especial da Velha Senhora, que mudará completamente a sua vida e o destino da comunidade religiosa de Sakigake. O destino de Aomame e Tengo está fielmente entrelaçado nesse novo mundo e cada um está colocando sua própria vida em risco, não há como fugir. O Povo Pequenino está cada vez mais atento e os fatos que implicarão enormemente na vida de Aomame e Tengo não podem ser controlados por eles mesmos, são forças maiores. Então, o que fazer?

Não decidimos como nascer, mas podemos decidir como morrer. Pág. 58

No segundo livro de 1Q84, temos várias perguntas levantadas no livro anterior sendo respondidas e muitas outras se levantando. Podemos observar o impacto que Crisálida de Ar está causando na vida de seus autores junto à ameaça do Povo Pequenino, e Fukaeri foge para a casa de Tengo em segredo e começa a lhe dar pistas do motivo de ele ter sido escolhido para reescrever sua obra. Enquanto isso, Aomame é incumbida da tarefa de dar fim à vida do Líder de Sakigake por conta dos abusos sexuais proferidos por ele contra as meninas (sim, Tsubasa, uma garotinha que foge da colônia religiosa, tem 10 anos de idade e seu útero está destruído) e por isso tem de repensar toda a sua vida. Acontecimentos vêm e vão, e quando está frente a frente com o Líder, Aomame consegue entender muitos episódios que ocorreram e ocorrerão nesse mundo de duas luas. Seguindo a mesma fórmula do livro anterior com muitas alusões poéticas e uma escrita impecável, Murakami consegue inserir o leitor numa narrativa perfeita do mundo paralelo de 1Q84.

O importante é manter o equilíbrio entre o bem e o mal, que sempre mudam de lugar. Se a balança pender para um único lado, fica difícil manter os valores morais no plano da realidade. Pois então: o bom é o equilíbrio. Pág. 182

Nesse livro temos um vislumbre mais exato da história contida em Crisálida de Ar e melhor: temos Aomame (e muito depois, Tengo) interpretando e filosofando sobre como foi parar dentro do mundo do livro; além disso, o leitor consegue entender melhor o papel de Tengo e de Aomame dentro de 1Q84. Confesso que a conversa de Aomame com o Líder foi o segundo ponto alto do livro porque ali é revelado o motivo dos protagonistas estarem juntos nessa furada; o primeiro eu não posso contar porque é spoiler (aaaaaaaah) mas só de responder as milhões de perguntas do livro anterior, já basta. Também é possível para o leitor entender mais um pouco sobre o Povo Pequenino no decorrer do livro e como eles agem. Haruki Murakami faz com que muitas coisas pareçam despropositadas dentro do livro e do nada, aquilo que você pensou que fosse só pra encher linguiça ganha uma explicação que é meio tapa na cara. Esse livro tem muita crítica à violência contra mulher e bem explícita, mas acho que o ponto chave é uma desaprovação de práticas religiosas de uma forma exacerbada. Sendo assim, recomendo muito a leitura. Aguardo ansiosamente o desfecho dessa distopia maravilhosa!

Beigos :*

Se gostou do post não deixa de compartilhar nas redes sociais ou comentar ali embaixo ♥


Você leu esse livro? Avalie também!
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

        
Resenhas de Livros
0
comentário



Deixe um comentário

*


Estante Lotada © 2010-2017 Layout: design e programação por Cibele Ramos

    
Nos mudamos de www.euleioeuconto.com para www.estantelotada.com.br, por favor atualize seus feeds & links!