Psicose

por • 2578 Acessos

Psicose

Minha Classificação:
Psycho IMDb
de Alfred Hitchcock
Estreia no Brasil: 08 Set 1960
País: USA
Gênero: Horror, Mystery, Thriller
Roteiro: Joseth Stefano (roteiro), Robert Bloch (livro)
Elenco: Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Janet Leigh
Duração: 109 min

Fui eu que escolhi esse filme para o desafio. Esse que é o meu final favorito de todos os tempos, foi praticamente uma escolha instantânea. É um clássico e tem excelente final: VAMOS VER! Mas ao longo da semana entre a decisão e finalmente (re)ver o filme eu descobri que o Hitchcock era misógino. Sempre adorei os filmes dele e o considerava meu diretor favorito, mas esse é o tipo de coisa que não consigo superar. Se há tempos não chego perto de nada do Polanski ou do Woody Allen, sinto que Hitchcock irá cair no meu esquecimento também. Os filmes, pelo que me lembre, não tem nada de problemático, mas eu pessoalmente não sei separar (nos outros) pessoal de profissional. Então, vida que segue.

O filme é baseado num livro que não lemos.

CIBELE: Eu já tinha visto esse filme antes, lá pelos anos 90, pouco antes de ver o remake (recomendo esquecer que existe). E gente, que final! Eu acho o filme muito bem construído e bem avançado para a época. Aqui em 2015 tem muita coisa que é lugar-comum, porque outros diretores já usaram à exaustão, mas em 1960 era novidade. A mesma coisa com Janela Indiscreta que é uma história que hoje eu já vi 12897319 vezes, mas no seu lançamento foi original. Ainda sobre Psicose, eu acho a história genial, o suspense foi executado na medida certa, gostei das atuações e esse é um daqueles filmes onde eu não mudaria absolutamente nada. 
Nota 5/5.

CAMILA: Assim como a Vicky eu nunca tinha visto o filme, só conhecia a famosa cena do banheiro e o nome do personagem Norman Bates. Confesso que fui surpreendida pelo fim do filme, acreditei no que estava “vendo” na tela e portanto fui completamente enganada, mas gostei do final, acho que para a época deve ter levantado discussões interessantes e como a Ci me contou que o Hitchcock comprou todos os livros e não deixou ter cabine de imprensa para não estragar o final eu fico pensando no burburinho que causou (Cibele: o diretor do remake também proibiu cabine de imprensa, mas o final é o mesmo). Eu adoro filme preto e branco, acho que me lembra um pouco o romantismo do cinema e com Psicose não foi diferente, gostei de toda a aura de suspense que cerca o filme e me arrependi de não ter visto antes, achei a atuação de alguns atores um pouco forçada, mas adorei o Norman.
Nota 4/5.

MAYRA: Todos sabemos que Psicose é um clássico e que ver esse filme é de praxe na vida do ser humano. O ruim é quando eu, Mayra, infelizmente vi o remake (por que as pessoas insistem que remake é uma boa ideia? O único bom que eu vi na vida foi o de Scarface – sim, o original era de 1932 e não tinha Al Pacino) antes de ver o original, portanto o final maravilhoso do filme foi antecipado – e estragado por Vince Vaughn –  pra mim. Fora isso, a direção e o roteiro do filme são impecáveis, o suspense prende o espectador até o final. As interpretações são também muito boas e a cena clássica do chuveiro é muito mais legal do que eu pensei que seria. Nota 10 pro filme (mas não pro diretor).
Nota 5/5.

VICKY: Antes de eu falar qualquer coisa sobre o filme preciso dizer que: eu nunca tinha visto o filme mas descobri como terminaria (mesmo todo mundo dizendo que o final era surpreendente). Acho que a galera de Psicologia e Psiquiatria vai sacar rapidinho também. Ah, e outra: o nome do filme é Psicose então já meio que entrega o final hahahaha. Enfim, não curti muito o filme não. Achei uma história bem normal, coisa manjada. Sorry, fãs do Hitchcock. As atuações dos protagonistas são boas mas tem uns momentos em que as atuações chegam a comicidade do cúmulo. É um filme legal até mas eu esperava mais porque sempre ouvi falar muito bem. Minha opinião também pode ter sido influenciada por conta do que eu fiquei sabendo do Hitchcock essa semana.
Nota 2/5.

Esse post faz parte do desafio 16 coisas até 2016.
Leia todos os posts do desafio aqui no blog.


Se gostou do post não deixa de compartilhar nas redes sociais ou comentar ali embaixo ♥


Você viu esse filme? Avalie também!
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

        
Livros no Cinema
1
comentário



  1. Celle Espindola
    24/01/2015 # 13:42:42

    Adorei opiniões conflitantes, haha.
    Acho que eu já falei que vou ver esse filme, mas agora descobri que o cinemark vai voltar com o festival de clássicos, ou seja lá como se chame isso, e vão exibir Psicose em fevereiro no cinema, então estou planejando esperar e tentar ver por lá.
    Veremos o que acharei.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

Deixe um comentário

*


Estante Lotada © 2010-2017 Layout: design e programação por Cibele Ramos

    
Nos mudamos de www.euleioeuconto.com para www.estantelotada.com.br, por favor atualize seus feeds & links!