Top 5 – Filmes que não entendi de primeira

Por 33909 Acessos

Coloquei no título “Filmes que não entendi de primeira” para você achar que sou inteligente e acabei entendendo eventualmente, mas a realidade é que tem filme nessa lista que 1) só entendi lendo explicações na internet 2) não entendi até hoje. Então vem comigo e não me chama de burra.

os-infiltrados1

5- Os Infiltrados (The Departed), 2006 – de Martin Scorsese

A polícia trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado em Boston. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin sentem-se aflitos devido à vida dupla que levam, tendo a obrigação de sempre obter informações. Porém quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, a vida de ambos passa a correr perigo.

Esse é de longe o menos complicado da lista. O filme em si na verdade achei sensacional, mas nem um pouco complicado. O que me deixou um pouco confusa foi apenas… — SPOILERS abaixo.

Só avisando que não lembro nome de personagem, então… Como o Mark Wahlberg ficou sabendo de tudo? Ele fazia parte do esquema do Jack Nicholson? E o que tinha no envelope no Leonardo DiCaprio? Exatamente, nada disso é relevante, mas eu queria saber.

 

psicopata americano

4- Psicopata Americano (American Psycho), 2000 – de Mary Harron

Patrick Bateman (Christian Bale) é jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman é também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

Pra mim esse foi um daqueles filmes que me fez continuar olhando para tela depois que acabou. Sabe, fiquei repassando as cenas para ver se onde tinha me perdido… — sim, também SPOILERS abaixo.

… será que Bateman tinha realmente imaginado tudo? Claro que muita coisa estranha tinha acontecido, como por exemplo ele trocar a mensagem da secretária do cara do 30 seconds to mars e ninguém reparar que a voz estava diferente, mas no final as coisas ficaram ainda mais fantasiosas, a partir da cena do gato, creio eu. Mas eu estava vendo tudo como, “ok, não precisa fazer sentido, afinal é só um filme”, então o final me pegou desprevenida porque eu já tinha assumido que era tudo verdade. Precisei de alguns minutos de reflexão para finalmente entender. Esse filme foi baseado num livro e depois de ler comentários do autor foi que entendi que o final não era para ser tão na cara assim. Na história escrita fica a dúvida e é o leitor que tem que decidir se foi tudo imaginação ou não.

 

A-Origem-Poster

3- A Origem (Inception), 2010 – de Christopher Nolan

Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração, o roubo de valiosos segredos das profundezas do subconsciente durante os sonhos das pessoas, quando a mente fica totalmente vulnerável. Essa rara habilidade de Cobb fez dele um cobiçado jogador nesse traiçoeiro novo mundo da espionagem corporativa, mas também fez dele um fugitivo internacional que perdeu tudo o que mais amava. Agora, uma chance de redenção foi oferecida a Cobb. Um último trabalho pode trazer sua vida normal de volta, mas somente se ele conseguir o impossível – inserção. Ao invés de fazer o roubo perfeito, Cobb e sua equipe de especialistas têm que fazer o oposto: a missão não é roubar uma ideia, mas sim plantar uma ideia. Se eles obtiverem sucesso, pode ser o crime perfeito. Mas nem mesmo um plano cuidadoso poderia prepará-los para um perigoso inimigo que parece prever cada movimento deles. Um inimigo que somente Cobb poderia prever.

O filme no geral também não teve grandes complicações, mas no final quando… — SPOILERS abaixo.

… o pião ficou girando sem cair, significa que aquilo era um sonho ou não? Esse foi um dos que não entendi sozinha, só consegui aceitar (perceba que eu não disse entender) depois que li uma review na internet que disse que o diretor fez com o espectador o mesmo que os personagens fizeram durante o filme: ele plantou uma ideia na nossa cabeça. Talvez o pião tenha caído cinco segundos depois que os créditos começaram, mas você nunca vai saber. Uma pena eu não ter achado o link onde li porque a review era realmente excelente.

 

memento-poster03

2- Amnésia (Memento), 2000 – de Christopher Nolan

Após um assalto que resultou na morte de sua esposa e que o deixou em estado gravíssimo, Leonard Shelby (Guy Pearce) passa a sofrer de amnésia recente. Ele não consegue se lembrar de fatos que aconteceram há 15 minutos. Mesmo assim ele decide ir atrás do assassino de sua mulher e se vingar.

Novamente Christopher Nolan me tirando o sono. Esse já começa complicado pelo título nacional que não tem nada a ver com a história. O protagonista tem um problema de memória, mas em nada tem a ver com amnésia. Além disso o filme é contado de trás pra frente. É isso aí, pessoal, do fim para o começo. Mas tem explicação! A maior revelação/reviravolta da história é uma coisa que acontece no começo dela. Se já começasse assim seria apenas um filme comum, só que esse é um diretor que não faz nada comum. Agora já pode manter a calma pois existe a versão em ordem cronológica. Vamos então ao que não entendi. — SPOILERS abaixo.

Esse foi um filme que até entendi, mas a minha explicação ficou cheia de buracos que levei bastante tempo para preencher. Precisei assistir o filme mais de uma vez e ainda encerrar com a versão em ordem cronológica. Na minha teoria, Leonard Shelby é Sammy Jankis e também acho que ele já tinha matado o suposto culpado antes como aquele “amigo” dele disse no final/começo. A única dúvida que me restou foi, se ele é Sammy Jankis, como ele se lembra da história de Sammy Jankis?? Talvez tenha sido tão marcante que nem a cof cof Brasil ~amnésia~ conseguiu apagar? Essa é a única pergunta que ainda não consegui responder de maneira aceitável o que de forma alguma tira o mérito do filme que, convenhamos, é brilhante.

 

donnie-darko-poster

1- Donnie Darko (Donnie Darko), 2001 – de Richard Kelly (II)

A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 80, em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores. Nesse turbilhão se encontra Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto considerado problemático com alguns traços de esquizofrenia (assim caracterizado pela psiquiatra que ele frenquenta, Ms. Thurman). Em uma noite, um coelho monstro gigante acorda Donnie, salvando sua vida, pois repentinamente uma turbina de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. O coelho monstro gigante ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo, este mundo, Donnie entederá ser o mundo pessoal dele. Donnie se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, junto a isso, muitos questionamentos sobre o sentido da vida e, principalmente, da morte.

“Por que você está usando essa roupa idiota de homem?” GIGANTE, Coelho.
Esse filme é idolatrado por muita gente então a vontade de ver foi inevitável. Quando os créditos começaram a subir depois da última cena, eu fiquei com cara de idiota olhando para a tela porque não entendi NADA. O que tinha acabado de acontecer? A grande questão com esse filme é que ele começa como um drama sobre um garoto esquizofrênico e termina como uma viagem da ficção científica. E o grande problema é que não dá para entender sem ter lido o material disponibilizado online. Ele tem uma teoria própria que pega algumas hipóteses reais de viagem no tempo e sei lá, cara, pura loucura.– SPOILERS abaixo.

Oi, coelho gigante, que na verdade era o cara que o Donnie ia matar no final do filme, a turbina que caiu de um lugar que ninguém sabe, depois era do avião com a mãe e a irmã do Donnie que depois veio a cair na cabeça dele, onde deveria ter caído da primeira vez se não fosse o coelho gigante. Depois que você lê o material ou comentários de outras pessoas até que faz algum sentido e parece um filme bem bacana, mas ó é de quebrar a cabeça de verdade.

 

CURIOSIDADE: Na lista tem dobradinha Christopher Nolan e Leonardo DiCaprio e juro que foi acidental. Também foi coincidência ter citado “Psicopata Americano” que quase foi protagonizado por DiCaprio.

E você, quais filmes demorou para entender? Me conta que também quero assistir!




  • Juliana Magalhães
    11/01/2014 # 20:46:47

    Acho que tudo mundo tem filme que não entendeu, é normal (espero, também não quero ser chamada de burra xD)
    Os filmes que não entendi foram A origem (entendi agora pela review auhsusha) e O espião que sabia demais, tenho até que assistir novamente.
    Bjs

    Responder

    • Cibele Ramos
      11/01/2014 # 20:57:20

      Oi Juliana,
      hahahahaha que bom que te ajudei a entender o filme! E já anotei “O espião que sabia demais” para assistir depois \o/
      Beijos ;*

      Responder

  • taina
    28/01/2014 # 14:15:53

    legal a sua lista. assisti esses dias um filme, Mr. Nobody e até hoje tento entender o que houve

    Responder

    • Cibele Ramos
      28/01/2014 # 14:28:07

      Oi Taina,
      taí outro filme que seeeempre ouvi falarem bem e estou doida pra ver.
      Será que vou conseguir entender de primeira? rs
      Beijos ;*

      Responder

  • Carol
    28/01/2014 # 15:20:07

    Ok, to comentando de intrometida porque o unico filme da lista que eu assisti foi A Origem, mas é que você abriu minha mente HAHAHAA Sério, eu amo esse filme, de verdade.. Só que, eu já assisti diversas vezes e a mesma duvida sempre me rondava.. Era um sonho? Era real? O peão caiu? Ele ficou rodando eternamente? hahhaha
    Depois de ler seus comentários foi que finalmente notei que, bom, eu nunca vou saber \o/ hahaha Não importa quantas trilhões de vezes eu assista.. Eu meio que decido se quero que seja um sonho ou não, porque na minha mente ele pode ter caido e me mostrado que era real, ou, ele pode estar rodando até hoje pra indicar que foi um sonho..
    Enfim, fiquei curiosa pra ver alguns da lista *-*
    Beijos

    Responder

  • Aline T.K.M.
    04/02/2014 # 22:13:20

    Tem um filme que eu venero muito, mas que reconheço que é bem complicadinho de ser totalmente absorvido de primeira. Nem digo entendido, porque a meu ver ele admite inúmeras explicações. Bom, estou falando de Vanilla Sky. Já tem um tempão esse filme, e eu acho que já assisti umas 4 vezes hehehe. Mas ainda quero assistir ao “original”, que é de origem espanhola.

    Um beijo, Livro Lab

    Responder

    • Cibele Ramos
      04/02/2014 # 22:54:06

      Oi Aline,
      eu AMO Vanilla Sky e também estou pra ver “Abre los ojos” até hoje.
      Eu achei que a história foi complicando, mas no final ficou claro e achei genial a ideia.
      Beijos ;*

      Responder

  • Lib
    19/09/2015 # 04:09:09

    Kkkkkkkk eu tenho as mesmas dúvidas sobre Os Infiltrados, o que tem naquela cartaaaa?????

    Responder

  • Lucas Oliveira
    08/10/2015 # 02:03:00

    No filme Amnésia eu creio que o Leonard seja o Sammy Jenkins e que se lembre dessas fatos porque a historia do Sammy ( ou seja, dele mesmo ) é descrita nas ligações nas quais ele fala com o teddy e em que ele é munido de um arquivo com ( o que acredito eu ) serem possíveis lembranças do Leonard sobre seu passado , além de um ficheiro criminal para ir atrás do suposto assassino John G. Eu concluo que o Leonard tenha matado a esposa com insulina, que as cenas de morte dela no banheiro sejam assimilações de Leonard ao ver a esposa emplastificada no necrotério e não saber explicar de fato como ela morreu criando a história de um suposto assassino para explicar a morte e dar um sentido para sua vida que se passa apenas no presente.

    Responder

    • Cibele Ramos
      08/10/2015 # 08:01:34

      Oi Lucas,
      eu acho que o ataque na casa do Leonard realmente aconteceu causando inclusive o atual problema de memória dele. Acredito que a esposa tenha sido atacada, mas sobreviveu e morreu posteriormente com a insulina. Não entendo nada de memórias, mas talvez ter matado a esposa tenha sido um trauma tão grande que ele não conseguiu esquecer, apenas substituir os personagens inventando (?) o Sammy Jankis.
      Ou talvez Sammy Jankins realmente tenha existido e ele simplesmente alterou a história na cabeça dele para encaixar a morte da esposa. SEI LÁ!!!

      Responder

      • Caleb Silva
        23/10/2015 # 00:18:26

        Creio que a chave do mistério é entender alguns fatores:
        1 – Quem “decide” se é ou não possível criar novas memórias é o próprio Leonard.
        2 – Quando a esposa do Sammy vai falar com o Leonard, creio que seja na verdade sua própria esposa tentando chamá-lo de volta. E ele ainda resiste.
        O problema é que ele na verdade tem sim a habilidade de criar novas memórias (apesar do trauma sofrido).
        O diagnóstico, que ele mesmo se dá (através de Sammy) é que o problema não é causado pelo trauma em si, e é como se ele mesmo estivesse confuso enquanto a isso, diagnosticando a si mesmo (o verdadeiro Leonard) como tendo tal problema pela pancada causada.
        Ou seja, dizer que seu trauma tinha tal origem era também alterar mais uma vez sua memória.

        Responder

  • Lucas Oliveira
    08/10/2015 # 02:08:57

    Já no filme Os infiltrados, o Mark Wahlberg pode ter ficado sabendo de tudo através da carta enviada pelo Leonardo diCaprio à sua esposa, na qual acredito eu ele pediu sua esposa que enviasse a carta à Mark Wahlberg; carta essa que continha as informações que oLeonardo diCaprio tinha descoberto. Essa é minha interpretação.

    Responder

    • Cibele Ramos
      08/10/2015 # 08:05:00

      Oi Lucas,
      Eu não lembro mais direito dos detalhes, vou assistir de novo depois. Quis comentar só para dizer que achei maravilhoso você usar os nomes dos atores em vez dos personagens igual eu fiz no post. Ficou bem engraçado o comentário hahahaha
      Beijos ;*

      Responder

  • Thelane
    24/10/2015 # 23:46:51

    Ainda não consegui fazer um link perfeito do filme. Vou assistir a versão em prdem cronologica para tentar entender de vez. Mas tem um filme que realmente nao sei o que de fato ocorreu no final, trata-se do Despertar. Se vc ja viu me explica, caso contrário, recomendo.. é excelente! E o Espião que sabia demais é fantástico também, mas ainda não entendi.. kkk!!

    Responder

  • Luciana Dias
    01/01/2016 # 15:58:58

    Cidade dos Sonhos d David Linch é o filme que me fez sentir a mais burrada face da Terra.

    Responder

  • Vinicius Nunes
    07/01/2016 # 05:39:12

    Cidade dos Sonhos é outro filme ANIMAL! Espetacular mesmo, a atuação, história e tudo mais, mas pra entender de fato só com uma leitura de artigos online ou um QI 200 hahahaha, recomendo! ?

    Responder

  • João Paulo
    10/01/2016 # 00:44:03

    Outro filme que eu não entendi foi o The Machinist(O operário)

    Responder

  • Derek
    08/04/2016 # 17:12:55

    Donnie Darko incrível, assisti sem pretensão, até perdi algumas partes, mas quando chega na cena final ao som de Mad World tudo muda e tive que rever, rever e rever…….

    Responder

  • brenda
    06/06/2016 # 10:32:37

    onde acho a ordem cronológica do filme “Amnésia”?

    Responder

    • Cibele
      06/06/2016 # 10:37:01

      Brenda, essa versão vinha como extra no DVD. Não sei se os novos ainda tem isso.

      Responder

  • Thaigo Maia
    31/07/2016 # 02:30:36

    Sobre “Amnesia”, precisei buscar na internet algo que confirmasse a minha teoria… E bateu em muitas coisas com suas explicações… Dai, sobre como ele se lembra da historia do Sammy, eu acho que minha namorada solucionou: o problema dele é psicológico, e não físico… Como ele mesmo fala… Então ele consegue guardar as memórias, desde que ele queira…

    Responder

    • Cibele
      31/07/2016 # 10:52:15

      Caraca, sim! Realmente, a mulher do Sammy Jankis fica magoada duvidando da perda de memória, já que os médicos dizem que ele está bem, então sim é psicológico! Fez todo sentido, obrigada. Agora sim, a explicação tá “redondinha”.

      Responder

  • grazi
    07/01/2017 # 20:22:51

    Eu acho que todas as cenas que aparecem o Sammy Jenkins são fatos que realmente aconteceram com o Leonard e a esposa dele. Por isso a tatuagem na mão diz lembre-se do Sammy Jenkins, acho que é uma dica do diretor pra quem tá assistindo.

    Responder

  • Manine
    28/02/2017 # 03:20:04

    A ignorância existe quando desejamos ficar nela.Não saber, e querer aprender, é sabedoria.

    Sobre Donnie Darko:

    É nescessário entendermos dois conceitos de física moderna para compreender o filme:

    Princípio de Schrödinger & wormholes:

    O primeiro trata-se , a grosso modo, de um um princípio de que quando analisamos particulas atômicas não podemos ter exatidão de sua posição, mas sim uma propabilidade.Tanto que Schrödinger imaginou uma caixa onde se tinha uma caixa fechada , com um veneno gasoso e um gato .Caso um circuito eletrônico pude-se ter uma chave, solta-se o gâs, ele mataria o gato.Mas, uma particula atômica ativaria a solta do gâs, caso estive-se na posição B.E se ela estive-se na posição A, não soltava.Ai é que está! uma particula NUNCA está na posição A ou B.Ela esta uns 70% numa posição e 30% em outra.Maluco né! Não é igual um carro, que esta na vaga x ou vaga y.O carro está tantos porcento em uma posição e o resto no outro …Ou seja, o gato não está morto ou vivo, ele é um zumbi! Está regra só vale para partículas atômicas…OK?

    Em relação aos wormholes: Vc quando vê um cinema, não vê a altura e largura dos personagens? Mas não vê a profundidade…O cinema é 2D…A sua visão é 3D.A quarta dimensão seria o tempo.O wormholes é um buraco que fura entre a dimensão temporal.Ou seja, um atalho de uma data na historia para outra data! tipo, digamos que eu faça um wormholes e ele liga com o dia de amanha.EU hj posso enviar a cabeça por este buraco e ver o ‘amanha’.E amanha eu posso ver o ‘hj’.Mas depois de passar o ‘hj’ e o ‘amanha’, este buraco ficou no passado.Entendeu?

    Ai que está!

    Um wormholes criou-se sob o avião.A turbina caiu, e viajou ao passado destruindo a casa.Na vdd, o quarto do protagonista.Agora que são elas:

    Existe a primeira versão, a turbina cai, mata o protagonista e o cara vestido de coelho não morre.Mas se a turbina não viaja-se no tempo, ele não morria e o coelho morria, estas duas histórias gera um coelho zumbi.Ele aparece para o protagonista para que ele não morra, e o mate para acabar com seu sofrimento, mas passa este estado zumbi para o protagonista, que o faz ter poderes.Ele então decide dormir no quarto e morrer, quando a turbina cai.E a historia volta a existir sem zumbis…Ou não, pois a namorada vira zumbi!

    Entendeu?

    Responder

Deixe um comentário

*