Doe Livros

Por 29920 Acessos

NÓS NÃO ACEITAMOS DOAÇÕES DE LIVROS mas no post tem sugestões de locais que aceitam. por favor não mande e-mail, mensagem ou sinal de fumaça pois, novamente, NÓS NÃO ACEITAMOS DOAÇÕES DE LIVROS.

DoeLivros

No ano passado eu doei vários livros. Eu não tenho estante então eles ficam espalhados pela casa, mas eu já não tinha mais lugar pra espalhar. Vendi alguns e decidi doar os outros e, caso você esteja pensando em fazer o mesmo, vou contar abaixo como foi. Como sou do RJ tenho mais informações sobre locais de doação por aqui, mas se você é de outro estado e aceita ou conhece um local que aceita doação de livros, comenta lá embaixo pro pessoal saber :)

Por que doar?

Por que não doar? Eu tenho o hábito de doar coisas que não vão me fazer falta, são coisas que eu não preciso mais e sei que doando posso fazer alguém muito feliz, então por que não?

Como escolher que livros doar

Isso é bem pessoal e até eu mesma seleciono o que doar de formas diferentes dependendo da época da minha vida. Coisas que você vai se perguntar e que podem ajudar na hora da escolha:

  • Eu vou ler esse livro?
  • Onde eu tava com a cabeça quando comprei esse livro?
  • Eu vou ler esse livro de novo?
  • Que livro é esse?
  • É uma edição que realmente quero na estante?
  • É um livro que eu quero que meus filhos leiam um dia-talvez-quem sabe?
  • Eu preciso de 7 edições do mesmo livro? (essa foi pra mim)
  • Por que eu tenho 2 edições de Crepúsculo? Ai meu Deus são 3. (também pra mim)

O que evitar

Os locais que eu consultei que recebem doações não mencionaram isso, não acho que se negariam a receber, mas é sempre legal usar o bom senso e:

  • Não mandar o número 8 de uma série, sem mandar os outros. Você gostaria de começar a ler uma saga pela metade? Pois é.
  • Se for enviar uma série completa, junte-os para que o local saiba que esses livros devem ficar juntos
  • Tente doar livros apenas em português
  • Não enviar livros destruídos. Se seu livro caiu na água, você derrubou refrigerante nele, seu cachorro comeu uma parte, etc, não doe.

Onde doar

  • Exército da salvação

É uma ONG religiosa com cunho social. Se propõe a ajudar a população carente e recebe doações de outras coisas além de livros. Atende outras cidades fora do RJ. Você pode agendar sua doação online aqui e consultar os prazos para retirada aqui.

  • Projeto Recicla Leitores

São as bibliotecas itinerantes. A pessoa pode escolher um livro e levar pra casa se comprometendo apenas a passá-lo adiante ao terminar a leitura. Você pode ver onde doar clicando aqui. Não aceita livros didáticos.

Outras formas de doação

“Ah mas Cibele eu tenho pouco livro pra ficar doando”.

É um site americano que vende livros novos e usados (sim, tipo um sebo). Lá a cada livro que você compra eles doam um para instituições carentes em todo o mundo. Os livros lá são super baratos e vem quase sempre em perfeito estado.  Para saber mais: http://www.betterworldbooks.com/info.aspx/

  • Perca um livro

Sinceramente não sei de onde surgiu a ideia, mas perder um livro é muito simples: você simplesmente “esquece” o livro em algum lugar (eu gosto de esquecer no ônibus). Muitos sites oferecem uma etiqueta pronta pra você colocar no livro pra que saibam que foi perdido de propósito, mas eu prefiro escrever um bilhetinho explicando.

  • Papai Noel dos Correios

O intuito dessa campanha é no natal pegar nas agências a cartinha de uma criança carente e dar o que ela pediu para o Papai Noel. Desde que comecei a ajudar, nunca vi nenhuma carta pedindo livro, MAS eu costumo comprar o que a criança pediu E colocar um livro junto. Sempre penso “que livro será que ela/ele gostaria de ler?” e mando junto. Eu não sei você, mas se o Papai Noel me desse um livro, eu leria.

Em outras cidades

Nesse link você encontra alguns pontos de doação fora do RJ. É sempre bom entrar em contato com a instituição antes de se programar para ver como funciona a doação.

Espero ter ajudado e até quem sabe incentivado você a pensar nessa coisa de doação :)

Vocês aqui do Estante Lotada aceitam doações de livros?

Não aceitamos hoje, nunca aceitamos e não aceitaremos. No post tem várias sugestões de locais que aceitam, por favor seja legal, leia o post e entre em contato com eles. Nossas caixas de entrada agradecem.

38
comentários



38 comentários
  • Débora Manente
    12/04/2013 # 11:41:05

    Adorei a ideia e tua iniciativa, gostaria de ter essa coragem para se desfazer dos queridos livros, hahaha.

    Responder

  • Camila
    12/04/2013 # 12:38:46

    Cibele, Adorei o post e acho muito legal a iniciativa de doar e incentivar os outros a doarem livros, sabe achei a ideia de perder o livro fantástica!!! rsrsrsrs *-*

    Responder

  • Laura
    12/04/2013 # 13:27:54

    Eu doei alguns semana passada. Eu até tenho estante, mas ela está lotada. Uso mais ou menos os mesmos critérios, tipo: eu vou ler este livro de novo??? Eu quero que meus filhos leiam este livro um dia?
    Aqueles livros que eu amo de paixao eu nao du, nao troco enao vendo. Mas outros que eu nao amo tanto assim as vezes eu troco no Skoob ou dou para a biblioteca da cidade. Gostei da ideia de “esquecer” em algum lugar! :)

    Beijão

    Responder

  • Lívia Martins
    12/04/2013 # 13:49:39

    “Eu preciso de 7 edições do mesmo livro?”

    De VA? Sim, preciso. Desculpe, mundo!

    Responder

  • Raquel Araujo
    15/04/2013 # 13:28:51

    Minha mãe costuma doar em uma biblioteca popular que tem aqui perto de casa (também moro no Rio de Janeiro), mas da última vez, doamos os livros para uma biblioteca em uma comunidade. Eles buscam até os livros e revistas em casa, muito prático =)

    beijos

    Responder

    • Cibele Ramos
      15/04/2013 # 13:39:02

      Você sabe o nome dessa instituição?

      Responder

      • Raquel Araujo
        15/04/2013 # 15:49:18

        Oi Cibele. Posso perguntar a minha mãe. Ela que fez o contato e organizou tudo com o local. Mais tarde passo novamente para te dar uma resposta =)

        Responder

        • Cibele Ramos
          15/04/2013 # 17:34:42

          Obrigada =D

          Responder

          • Raquel Araujo
            16/04/2013 # 10:23:26

            Ei Cibele, tudo bem?

            Olha, a Biblioteca que falei ontem fica na comunidade da Maré aqui no Rio. Minha mãe disse que esqueceu o nome da biblioteca, mas o telefone é 3868-3342, lá você procura pelo Enésio ou pelo Acelany. Também tenho um amigo que trabalha na C4, que é uma biblioteca municipal da Rocinha, porém não sei se lá aceita doações. Mas de repente, não custa dar uma pesquisada =)

            beijos e espero ter ajudado

            Responder

    • celso
      18/08/2015 # 12:59:29

      tenho várias coleções de livros especiais de medicina e de cura natural, bem como enciclopédias e gostaria de doar; eles estão em jacarépaguá a disposição; meu contato é 999895313

      Responder

    • Naira
      17/04/2017 # 12:09:29

      Oi Raquel
      Queria o endereço e o contato para doar os meu, sou do RJ
      Eles aceitam didáticos tbm?

      Responder

    • Elaine Mattos
      13/07/2017 # 16:07:41

      Boa tarde,
      Tenho uma caixa cheia de livros para quem está estudando Direito. Gostaria de doar mas preciso quie sejam retirados em minha residência. Moro no Rio, Barra da Tijuca.
      Obrigada,
      Elaine

      Responder

      • Patrícia Sousa
        16/01/2018 # 23:15:35

        Oiê Elaine.

        Sou estudante de direito e caso você ainda tenha os livros eu tenho interesse.

        Obrigada.

        Responder

  • soniacarmo
    18/04/2013 # 23:13:39

    A opção “perca um livro” pode ser feita participando do 6º BookCrossing Blogueiro-16 a 23 de abril de 2013 do blog da Luz de Luma, yes party !.
    Eu participo.
    soniacarmo

    Responder

  • evandro rosa
    31/10/2013 # 20:18:35

    GOSTARIA MUITO DE RECEBER DOAÇAO DE LIVROS QUE TRATEM DAS RELAÇOES RACIAIS.

    EM ESPECIAL PRECISO DO LIVRO tanto tanto.
    grato evandro

    Responder

  • Ana Lucia Rigueti
    20/11/2013 # 15:34:18

    QUERO DOAR ALGUNS LIVROS , COMO FAZER O CONTATO. QUERIA OS TELEFONES E ENDEREÇOS PARA DOAÇÃO. DESDE JÁ, OBRIGADA.

    Responder

    • Cibele Ramos
      20/11/2013 # 16:13:29

      Ana Lucia,
      no post tem os links para essas informações :)

      Responder

    • Dayane
      18/12/2015 # 02:36:38

      Olá. Aceito doaçoes. Amo livros, tinha muitos mas devido a um incidente perdi quase tudo. Tenho quase nenhum, to tentando aos poucos arrumar a estante e depois compartilhar os livros com outras pessoas. Mas por enquanto preciso de doaçoes.

      Responder

  • Silvânia Santos
    22/01/2015 # 13:31:31

    “DOE LIVROS ”
    Você tem livros ou revistas em quadrinhos que cansou de ler e reler?
    Não sabe o que fazer com elas? Doe para nós. Ligue para :36908639.
    Somos de Juiz de Fora, MG
    Doe livros e revistas em quadrinhos e compartilhe sonhos.

    Responder

  • Morena
    01/02/2015 # 03:01:05

    Oiie.
    Então neh… AMOOOOOO ler, mas leio tanto que minha grana (sempre curta) não consegue me acompanhar. Adoro “esquecer” livros em ônibus/ metro/ trem! Moro em São Paulo e tenho muitooos amigos e familiares que também amam ler, então normalmente após ler os livros passo adiante. AS VEZES o “dito cujo” acaba voltando as minhas mãos. Nesse caso, levo para as bibliotecas que frequento (Milton Santos e Mário de Andrade). Já troquei com pessoas de longe também, tipo com “primo do vizinho do irmão da amiga da cunhada do pai do namorado do tio do primo do …” (kkk – creio que já deu para entender) que morava em outro estado, então peguei o endereço da casa do “fulado” e mandei endereçado a ele. Acho interessante fazer isso, também, portanto, ACEITO DOAÇÕES! Se alguém tiver interesse em doar livros para mim, ficarei muito feliz! ^^

    [Comentário com e-mail. Editado.]

    Responder

    • Joana Felix dos Santos
      15/02/2015 # 14:18:17

      Morena, tenho 08 caixa médias de livros diversos se quiser retirar é só marcar um horário.Joana

      Responder

      • Rita
        17/07/2015 # 17:02:25

        Boa noite Joana.
        Os livros já foram doados?
        Quais os titulos?
        Temos interesse.
        E-mail: [email protected]
        Aguardo retorno,
        Rita Ferreira.

        Responder

    • Bernadete Alves Ferreira Lobato
      06/06/2017 # 23:34:48

      Olá Morena , tudo bem vc ainda tem os livros , pode me doar alguns de romances e espiritas, pois não tenho como comprar e não tenho nenhum, por favor aguardo seu contato.

      Responder

  • Joana Felix dos Santos
    15/02/2015 # 13:17:45

    Tenho Muitos livros para doar, didáticos, romances, são variados , gostaria que fossem retiras
    a quem interessar , me procure.Joana,

    Responder

    • Cibele Ramos
      15/02/2015 # 13:25:25

      Joana, conforme informado no post, existem lugares que fazem esse tipo de retirada, favor entrar em contato diretamente com eles.
      Obrigada.

      Responder

    • Dayane
      18/12/2015 # 02:43:52

      Olá Joana. Onde moras? Tenho interesse nos livros se ainda tiver.

      Responder

  • maliza nabuco
    14/06/2015 # 16:12:53

    oi adorei seu texto, é isso ai…livro tem que ser doado se não vai mais ler
    a estante está lotada e vou procurar o melhor endereço
    valeu …obrigada, estou na fase do “desapega”…
    maliza

    Responder

  • Gislene
    13/10/2015 # 23:46:39

    Geeente, eu super amo ler… Porem estou sem dinheiro para comprar livros, alguém se dispõe a doar livros para mim? Sou de Salvador, Bahia. Beeijos

    Responder

  • Mário Lucena Filho
    22/10/2015 # 11:31:43

    Bom dia, leitores!
    Tenho vários livros pra doar. Livros de direito,
    enciclopédias, literatura, didáticos e outros
    assuntos. Quem precisar pode entrar em contato
    pelo e-mail e vir buscar.
    Vlw, um abraço a todos!

    Responder

  • Mário Lucena Filho
    22/10/2015 # 11:33:34

    Desculpem!
    Meu e-mail é
    [email protected]
    Um abraço a todos!

    Responder

  • Lucia
    14/06/2016 # 18:11:41

    Oi Morena, eu tenho livros muitooosss, mas a maioria são de suspense, serial killer , teologias etc, há interesse?

    Responder

  • Mellissa
    14/07/2016 # 19:34:37

    Olá Lucia, tenho uma biblioteca comunitária e tenho interesse em seus livros, se voce ainda tiver e quiser doar entre em contato comigo.

    Responder

    • Denise
      21/08/2016 # 19:38:50

      Tenho cerca de 20 caixas médias de livros para doar. Literatura, Psicologia, Medicina, Saúde Coletiva, etc. Se tiver interesse, me avise.

      Responder

    • Sandra
      03/04/2017 # 22:21:53

      Oi melissa vc ainda quer livros
      Em que cidade vc está. Tô no Rio

      Responder

  • debora silva
    25/10/2016 # 16:28:08

    Boa tarde!
    Sou do RJ e tenho enciclopedias para doar, a coleção Conhecer cor azul, Vida Intima e outras
    Estão todas em perfeito estado.
    Caso tenham interesse, entrem em contato comigo:
    Celular/whatzapp – 21 99981-0564
    Att
    Débora Ramos

    Responder

  • Andrea
    03/10/2017 # 07:29:08

    Oi Pessoal bom dia
    Estou precisando de livros usados de Direito pra estudos . Estou desempregada. .

    Att atenciosamente.

    Responder

    • Juliana
      26/01/2018 # 15:21:50

      Oi Andrea. Tenho varios livros de direito em otimo estado, para doar. Sao de 2012.
      Vc quer?
      One vc mora?

      Responder

  • Lúcia V.
    12/10/2017 # 12:15:36

    Eu não tive uma boa experiência com o Exército da Salvação. Na época estava doando móveis bons, e quis agendar com eles. Marcaram um dia para vir buscar, sem horário certo, e tive que dar um plantão de 8 às 18h. Quando era 17:30, me ligaram dizendo que houve um problema e quiseram remarcar, mas eu não quis mais.
    Livros também tentei doar numa biblioteca da Tijuca, RJ, rua Guapeni, e fui antes perguntar se poderia levar. Me disseram que não , porque a bibliotecária estava de férias. Não é fácil.

    Responder

Deixe um comentário

*