O Grande Gatsby

por • 4376 Acessos

O Grande Gatsby

Minha Classificação:
O Grande Gatsby goodreads
de
Publicação: em 2007
Gênero:
ISBN: 9788577990351
Título Original: The Great Gatsby
Páginas: 252
Tradução: Roberto Muggiati
Compre em lojas confiáveis:
saraivafnacculturasubmarinoamericanas
A compra pode render comissão ao blog.

Capa original

“Há dezenas de romances que podemos considerar ‘a grande história de amor do nosso tempo’. Mas O Grande Gatsby é o único com esta definição verdadeiramente acertada”. (The Guardian)

[capa]

Eu fiquei bastante confusa no começo do livro porque o personagem título demorou pra aparecer – quem narra a história é Nick Carraway, vizinho de Gastby: um oficial da Marinha cercado de especulações sobre sua vida de festas e seu dinheiro, que reuniu em pouco tempo. Mas em compensação quando Gatsby aparece, lá vem a história toda sem segredos! Isso foi o que mais me impressionou no livro, quando você começa a suspeitar que Daisy possa ser a mulher com quem Gatsby teve um romance antigamente… Vem o autor e te conta, na cara dura, que você está certo e que Gatsby continua apaixonado!

Aí eu fui obrigada a pensar: a história acabou pra mim! (sohquenao!)

o-grande-gatsbyNick começa a história contando como ele, Gatsby e a jovem e bela Daisy são todos vizinhos, porém, entre a casa de Gatsby e Daisy há ‘apenas’ a baía de ‘West Egg’- um nome inventado para Long Island. A partir daí, você percebe como Gatsby está fazendo de tudo para se reaproximar de Daisy – que é casada com Tom Buchanan – um mulherengo, podre de rico, bem nascido. Não parece que eu já contei toda a história e você já sabe o final? Aí é que está, a parte interessante desse livro não é um final surpreendente, (embora o final realmente seja surpreendente), mas tudo o que se passa até que o desfecho da história chegue.

Eu vou arriscar dizer uma coisa que pode ser muito clichê ou cafona, mas sabe quando você tem o coração quebrado, ou aquele seu amor-da-vida dá errado? A história de O grande Gatsby – pra mim – é quase que ouvir alguém contar todos os planos que fazemos na nossa cabeça pra recuperar aquele amor perdido. Gatsby põe em prática todos eles.

Não acho sensato falar sobre a personalidade dos envolvidos, porque é uma das poucas coisas que vai se apresentandoca-gatsby no decorrer da história, lentamente. E é também o que justifica as escolhas que eles fazem. Você vai amar e odiar todos os personagens pelas bobagens apaixonadas que fazem e pelas coisas sensatas que não fazem – e eu adoro isso.

Quando o livro acaba você tem tanta informação que parece que o livro tinha 500 páginas! Acredito que isso se deve justamente porque o livro não tem mistério, o que faz a história andar rápido.

o_grande_gatsbyContexto: Quando comprei O grande Gatsby eu passava por uma crise de leitura. Sabe quando nenhum livro consegue te prender? Então pensei: mais um livro que quero ler, mas que com certeza vai ficar parado na cabeceira da cama empoeirando.   Isso aconteceu mesmo, ficou umas três semanas esperando eu pausar a leitura de outro livro pra então abri-lo. Essa edição que tenho da BestBolso traz uma breve bio do autor, em seguida uma introdução ao 75º Aniversário da obra, escrita por Matthew J. Bruccoli – que é professor de Inglês na Universidade da Carolina do Sul e especialista em Fitzgerald e outros autores; e ainda um prefácio da edição brasileira de quatro páginas. O livro tem nove capítulos apenas numerados. Ao final ainda conta com um Apêndice com mais textos de Bruccoli e do editor americano. A história se passa nos anos pós Primeira Guerra Mundial que foram bastante prósperos nos EUA. Algumas das coisas que eu listei como ‘legais’ ou surpreendentes são descritas nesses anexos e até mesmo criticadas. – UFA! Digo isso tudo pra explicar que a leitura de todos esses ‘anexos’ me fez compreender melhor a grandeza da obra de menos de 200 páginas – mas você não precisa delas pra gostar do livro! Ainda bem!

Gatsby

Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan e Tobey Maguire

Ps.: O filme ‘The great Gatsby” está para ser lançado em Junho deste ano, com Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan, Tobey Maguire e Joel Edgerton nos papeis de Gatsby, Daisy, Nick e Tom Buchanan, respectivamente. Esta será a quarta adaptação do livro para o cinema.

Se gostou do post não deixa de compartilhar nas redes sociais ou comentar ali embaixo ♥


Você leu esse livro? Avalie também!
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas




  • Natália
    02/03/2013 # 12:27:51

    Quero muito ler este livro, mas tenho ele em inglês e está difícil engatar na leitura… comecei, li umas dez páginas e reparei que não tinha absorvido nada da história. Deixei para ler mais para frente mesmo… =(

    Responder

    • Cintia Amaro
      03/03/2013 # 21:00:50

      OI Natália!
      Então, eu sou atrasadíssima com o inglês, não leio nada em inglês. Mesmo assim, fico pensando que um livro clássico como esse, escrito por Fitzgerald – que tem um estilo todo próprio, e considerando a época em que foi escrito… com certeza deve ser bem difícil de ler na língua original.
      Por outro lado, penso que ler um livro na língua em que foi escrito é sempre uma experiência muitíssimo mais rica e mais satisfatória. Basta pensar em ler um Guimaraes Rosa em outra língua pra imaginar que não eve ficar tão bom né?
      Talvez a melhor saída seja você procurar uma daquelas edições bilingue ou ainda comprar também em Lingua Portuguesa. Aí você poderia tirar algumas dúvidas.
      Acredito que mesmo em Ling. Port. o livro é maravilhoso :)
      Beijão.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

Deixe um comentário

*