New Adult

Por 13398 Acessos

 

UltimaModa_NewAdult

Há alguns dias vejo as seguintes frases vindas dos twitters de blogs literários que sigo.

“Alguém já leu new adult?”
“Adorando esses livros new adult!”
“Alguém tem mais livros new adult em português, para indicar?”

Bem tem outras tantas, mas já deu pra entender né. Ai eu recorri aos meus amigos do peito. Tio Google e Tia Wiki(pedia).

Traduzindo o que a Wikipedia diz: “New Adult Fiction (Ficção Para Novos Adultos ou Post-adolescent Literature (Literatura para Pós-adolescentes)  é uma categoria recente de ficção para jovens adultos proposta pela primeira vez pelo grupo editorial Martin’s Press, em 2009.  Ela queria abordar livros sobre o que acontece com o jovem de vinte e poucos anos.” 

13-pequenos-envelopes-azuis Aquela fase (que todo mundo passa), depois dos 18, em que somos jogados no meio de responsabilidades, como faculdade, carreira, morar ou não sozinhos, cuidar das próprias finanças, primeiro emprego, casar tão jovem.

Resumindo, sou adulto e agora?

Se eu agir ou fizer certas coisas sou velho demais, pra outras tantas sou  jovem demais. Qual é oCapa_LadraoDeElite_14mm.pdf meu lugar então?

Alguns dizem que o gênero se tornou “oficial” por um simples motivo, marketing. Os jovens dessa faixa etária são os que mais consomem, principalmente livros (eu que o diga). Outros dizem que é porque é bom haver mais livros do gênero, faz com que o jovem não se sinta sozinho. Eu, bem… Sou das duas opiniões.

Apesar de estarem oficializando o gênero, nós ainda não temos a opção de entrar em uma livraria SOCIEDADE_SECRETA_ROSA_E_TUMULO_1259166589P (1)com o intuito de ir até a prateleira New Adult. Pois esses livros podem se encaixar em qualquer outro gênero, até mesmo os de fantasia, desde que o protagonista se encaixe nas descrições de um novo adulto. Ah e muitos deles falam mais abertamente sobre sexo, (não confunda com literatura erótica).

Em português achei poucos livros que estejam sendo considerados do gênero, como é difícil classificar, recorri à tag no goodreads. Entre eles achei…

13 Pequenos Envelopes Azuis – Maureen Johson, Ladrões de Elite – Ally Carter, Sociedade Secreta: Rosa e Túmulo – Diana Peterfreund,insaciavel Insaciável e Mordida – Meg Cabot, A Hospedeira – Stephenie Meyer. E o livro que está sendo considerado mais famoso (do gênero), tanto aqui quanto lá fora até o momento é o livro Belo Desastre – Jamie McGuire.

belo-desastreComo tudo que é novo e sem definição certa, o gênero trará incontáveis discussões sobre qual livro é ou não do gênero. E como eu não leio livro pelo gênero, e sim simplesmente por ter me chamado a atenção ou não, isso não irá interferir em nada na minha vida de leitora. Mas com a pesquisa matei a minha curiosidade e espero ter esclarecido o que é pra quem já tenha ouvido falar ou não.




  • Chrysthie Audi
    22/02/2013 # 11:51:05

    Nossa, adorei saber disso e realmente me encontro nessa fase… new adult e consumista de livros.
    As sugestões são absolutamente boas e com excelentes notas no skoob.

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    Responder

  • Pah
    22/02/2013 # 12:03:45

    Muito bom o post adoro qndo alguém faz um post que esclarece algum genero literario, mas como vc mesma disse “como eu não leio livro pelo gênero, e sim simplesmente por ter me chamado a atenção ou não,
    isso não irá interferir em nada na minha vida de leitora”.

    bjos

    Responder

  • Daniela Tiemi
    22/02/2013 # 12:47:29

    Oi, Larissa.

    Interessante sua postagem, nao sabia de novo genero. Mas gostei da proposta. rs.

    Bjo.

    Responder

  • Aline T.K.M.
    22/02/2013 # 18:29:28

    Interessante isso de new adult. Também não leio o livro pelo gênero, mas há gêneros que normalmente não me atraem muito. Só acho que a cada dia a gente ouve falar de um gênero “diferente”, que na verdade é um subgênero de um gênero maior, e quando começam a ocorrer muitos desses subgêneros a coisa toda vira uma confusão, pelo menos na minha opinião.

    Bj

    Responder

  • Vannessa Queiros
    23/02/2013 # 21:15:09

    Oi Larissa parabéns pelo post,realmente está virando moda e domina vários grupos de discussão
    Já li: Ladrões de Elite,Insaciável e Belo Desastre.
    Adoro chick-lit também,acabei de ler: Fiquei com seu Número e As Confissões de Laura Lucy,da Fernanda Saads

    Responder

    • larissa
      24/02/2013 # 15:10:07

      Chick-lit são meus favoritos EVER <3 ~ Inveja de você que leu Fiquei com Seu número. Estou louca por esse livro.

      Responder

Deixe um comentário

*