A Culpa é das Estrelas

Por 6113 Acessos

Para conferir a resenha da adaptação "A Culpa é das Estrelas", clique aqui.

A Culpa é das Estrelas

Minha Classificação:
A Culpa é das Estrelas goodreads
de
Publicação: em 2012
Gêneros: ,
ISBN: 9788580572261
Título Original: The Fault in Our Stars
Páginas: 288
Tradução: Renata Pettengill
Compre em lojas confiáveis:
saraivaculturasubmarinoamericanasamazonbwbkindle
A compra pode render comissão ao blog.

Capa original

O livro A Culpa é das Estrelas foi lançado originalmente em janeiro de 2012, mas antes mesmo que isso acontecesse, logo após a divulgação do seu título em junho do ano anterior, ele se tornou o livro mais vendido em sites como Amazon e Barnes & Noble. John Green, também autor de outros livros bem acolhidos pela crítica, como Quem é você, Alasca?, tem estado recentemente sob os refletores e se destacado como autor revelação, superando outros autores que estão no mercado de escrita de livros para jovens adultos há anos.

[capa]

A vida de Hazel, 16 anos, não é das mais fáceis. Diagnosticada com câncer aos 13 anos, ela vive em estado terminal atualmente e se mantém viva graças à ingestão diária de um remédio milagroso e um cilindro de oxigênio que lhe fornece ar para respiração. Hazel foi afastada da escola logo após o diagnóstico e desde então raramente socializa com outras pessoas que não façam parte de sua família ou do grupo de médicos do hospital que cuida do seu tratamento. Depois de anos gastando todo o seu tempo com leituras e programas de televisão, Hazel tem apresentado depressão clínica e é aconselhada por seu psicólogo a frequentar um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. 

A_Culpa_Estrelas_Capa_Filme

Capa do filme lançada em 2014

Augustos Waters, outro personagem do livro, está sem indício de câncer no corpo há algum tempo. No passado a doença lhe arrancou uma vida triunfal e parte de uma das pernas, sendo que hoje somente uma prótese lhe faz parecer como era antes do Osteossarcoma. Com 17 anos, e recuperado do sofrimento que o tratamento do câncer lhe proporcionou, Augustus passa a maior parte do tempo lendo e jogando vídeo-game com seu melhor amigo. Só as lembranças são capazes de lhe trazer de volta tudo que o câncer lhe tirou. 

Desde o momento em que o destino promove o encontro desses dois personagens o livro se torna magnífico. Um busca no outro, forças para seguir uma vida incerta, uma vida que pode acabar a qualquer momento, no caso de Hazel, ou uma vida que pode ser novamente surpreendida com o câncer, no caso de Augustus. O casal cativa o leitor, ele faz com que torçamos por eles, e que fiquemos apreensivos por qualquer momento o pior acabar acontecendo, o que pensamos ser injusto depois de “presenciarmos” todo o sofrimento que a doença lhes dá de presente.

“Só que, na verdade, a depressão não é um efeito colateral do câncer. É um efeito colateral de se estar morrendo.”   – pág 11

Recentemente John Green reuniu seus livros em um Box, de edição limitada, onde Looking for Alaska e The fault in our stars são autografados. Como fanático não pude deixar em adquirir o meu.

Recentemente John Green reuniu seus livros em um Box, de edição limitada, onde Looking for Alaska e The fault in our stars são autografados. Como fanático não pude deixar em adquirir o meu.

O mais interessante de A Culpa é das Estrelas é que esse é um livro sobre câncer, mas o foco do livro não é a doença, portanto a história não se torna melodramática e cansativa, por vezes é até engraçada com o humor negro dos personagens, e isso lhe dá um diferencial. 

Não vou ser hipócrita em dizer que o final não é previsível, é sim. No entanto, apesar de o autor não se preocupar em esconder o final e surpreender o leitor, ele se preocupa em não escrever um final menos que perfeito, e consegue. O livro termina com uma perfeição absurda. 

“Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra.”    – pág 118

Esse é um livro que prova que o amor ainda existe e que pode superar qualquer barreira, até uma doença agressiva como o câncer. Engraçado e triste ao mesmo tempo, A culpa é das estrelas é um livro que o fará repensar na vida e ensiná-lo a dar valor às coisas mais simples que ela lhe trás.

“Alguns infinitos são maiores que outros… Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.”    – pág 235

PS da Cibele: A protagonista Hazel Grace foi inspirada em Esther Earl, uma vlogueira que o John Green conheceu numa convenção para fãs de Harry Potter. As características físicas, a idade e a doença de Hazel foram baseadas em Esther a quem o autor dedicou A Culpa é das Estrelas. Infelizmente Esther não pôde ver a dedicatória, pois perdeu sua batalha contra o câncer em 2010, logo após completar 16 anos.


Você leu esse livro ? Avalie também!
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
(4 votos, média: 4,75 de 5)




  • Giovanna
    25/12/2012 # 13:41:22

    Olá! Já li o livro e gostei bastante e tenho muita vontade de ler mais algum do John Green.
    Feliz Natal!
    Um beijo

    Responder

  • Dany
    25/12/2012 # 15:37:16

    Preciso urgentemente ler esse livro. Estou apaixonada por ele apenas pelas resenhas que leio. Creio que ficarei masi encantada ainda depois que o ler.
    Gostei muitoda resenha, bjos..

    Responder

  • Inara Souza
    25/12/2012 # 18:21:22

    Oi, Matheus!

    Infelizmente, eu ainda não li “A Culpa é das Estrelas”… Aliás, não li nada do John Green ainda, embora tenha a certeza de que vou amar seus livros.

    Todas as resenhas que eu li desse foram positivas, e estou realmente muito curiosa para ler! Os quotes são perfeitos! Tenho certeza de que é um livro para rir, chorar e se emocionar!

    Beijos,
    Inara – @lerdormircomer

    Responder

  • Alayana
    25/12/2012 # 20:15:12

    Quero mto ler esse livro, há meses pego ele nas mãos quando vou às livrarias mas depois desisto de levá-lo! Só leio críticas boas, amei a resenha. Da próxima vez com certeza vou pegá-lo. E amei outro livro que li desse autor, então é quase certeza que vou gostar de A Culpa é das Estrelas! =)

    Responder

  • Hélen
    25/12/2012 # 20:28:50

    Comprei esse livro há um tempinho, mas ainda naum tive a chance de lê-lo, mas pelas resenhas parece ser um otimo livro ! Estou louca pra ler ele , mas fiz uma promessa comigo mesma q só o leria quando terminasse os outros q eu tenho.Mas tenho certeza q vou amar !

    Responder

  • Fernando
    26/12/2012 # 02:22:03

    foi a primeira vez que eu chorei lendo um livro… Hazel e Augustus formam o casal perfeito, e eu previa um desastre desde que li a primeira página.

    Responder

    • Matheus
      26/12/2012 # 14:46:02

      Eu também imaginei um desastre desde a primeira página, mas de forma invertida… Se é que você me entende ;/
      Esse livro é maravilhoso mesmo, não chorei lendo ele porque é praticamente impossível um livro ou um filme me fazer chorar, mas eu fiquei bem comovido com a história desse casal…

      Responder

  • Fábrica dos Convites
    26/12/2012 # 16:47:50

    Um dos livros que mais gostei neste ano. Super recomendado. Aproveito para te desejar um ano novo cheio de amor, paz e saúde.
    Bjs, Rose.

    Responder

    • Matheus
      26/12/2012 # 18:35:29

      Muito obrigado Rose e desejo tudo em dobro pra você… :D

      Responder

  • Vannessa Queiros
    26/12/2012 # 17:54:54

    Olá,Matheus!
    A Cullpa é do John Green
    O livro trata de um tema delicado:o câncer, de forma suave,doce, divertida e até mesmo engraçada. Hazel atualmente tem 16 anos, mas desde os 13 tem um câncer no pulmão e nessa condição ela precisa andar sempre com um tanque de oxigênio,por onde vai.Apesar de achar que sua filha está enfrentando essa situação numa boa e tentando levar uma vida normal,porque até faculdade Hazel frequenta,está preocupada com afilha achando que ela esta com depressão,então decide que a filha vai participar de um grupo de apoio.
    Hazel não está aceitando muito bem essa ideia,até que conhece Augustus,um garoto que já teve a doença.John Green nesse livro consegue tratar de um assunto tão triste e delicado, e nesse caso de uma adolescente que está começando a viver.

    Responder

  • Ana Luiza Moraes
    15/02/2013 # 19:32:56

    Sempre que vou a livraria fico admirando esse livro. Qualquer dia desses eu compro. *-*

    Responder

  • 1 Menina
    31/05/2013 # 18:30:32

    Olá minha opinião é, esse livro aborda um assunto muito polêmico e até é bonita a história. Mais a leitura é muiito chata, e não me fez chorar de tão chato que achei o livro, já li melhores com o mesmo assunto.

    Responder

  • Garota
    31/05/2013 # 18:33:20

    Olá estou visitando o site e sei o que digo sobre este livro… Já li o livro… Simplesmente é um dos mais chatos que já li.

    Responder

  • A.B.
    03/03/2015 # 00:38:23

    Li ‘a culpa é das estrelas’ só para saber como era o livro tão legal que todos estavam falando.. sinceramente, a história é linda mas é chata, eu amo todos os livros do John Green, são ótimos.. em ‘a culpa é das estrelas’ a base da história é legal mas a leitura é entediante, principalmente porque a Hazel e o Gus passam a metade do livro tentando descobrir o que acontece depois do fim de UAI.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

Deixe um comentário

*